quarta-feira, 6 de julho de 2016

VOCÊ SABE O QUE SÃO ESTÂNCIAS?

Nas minhas pesquisas sobre Peruíbe aprendi uma coisa deveras interessante e que, acredito, muitas pessoas desconhecem. Tudo por causa do nome oficial do Município, que é Estância Balneária de Peruíbe. Alguém ai sabe por que existem cidades paulistas denominadas "Estâncias" e como elas se dividem?! Vamos lá...


"Estância" é uma espécie de título que o Governo do Estado de SP concede a alguns Municípios com características turísticas, que ofereçam ao visitante diferenciais culturais e/ou naturais e uma infra-estrutura e serviços compatíveis com a atividade turística.


Atualmente, temos cerca de 70 Municípios considerados "Estâncias". Segundo a Constituição do Estado de SP e Leis Complementares, esses Municípios podem receber um aporte financeiro voltado para o incentivo turístico. O DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), ligado à Secretaria de Turismo, é o órgão que recebe a verba para cada Estância, disponibilizada pelo orçamento anual do Estado. Para a liberação da verba, cada Prefeitura deve apresentar estudo de onde e como a verba será aplicada. Não vou entrar no detalhe administrativo-político-financeiro, que não é meu objetivo, mas quem tiver interesse, é só acessar o link abaixo e conhecer mais sobre o assunto:


As "Estâncias" são divididas em quatro categorias: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas. As cidades contempladas com essas denominações, passam a ser chamadas de "Estância Balneária, Estância Climáticas", e assim por diante. Todas as cidades praianas do Estado de SP são tratadas como Estâncias Balneárias.

Exemplos de outras Estâncias:
- Hidrominerais: Águas de Lindóia, Atibaia, Serra Negra;
- Climáticas: Bragança Paulista, Campos do Jordão e Morungaba;
- Turísticas: Eldorado, São Luiz do Paraitinga e São Roque.


Quem quiser saber quais são as demais Estâncias do Estado de SP, é só acessar o link: http://www.turismo.sp.gov.br/dade/estancias.html

Então, é isso. Um post onde aprendemos que, mais uma vez, política faz parte de nossas vidas, quer gostemos ou não. Por acaso, você é um Munícipe de alguma Estância?!

Espero que as informações tenham sido úteis. Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!