domingo, 13 de novembro de 2016

O IMPORTANTE E DESCONHECIDO JUNDU

Amigos, visitantes, tudo bem com vocês?!


Peço desculpas pelo longo tempo sem publicações, mas agora volto a ativa. E hoje, falando sobre o jundu, que muitos de vocês conhecem, já viram, mas não sabem o nome e a importância que ele tem. Então, vamos decifrá-lo.

Jundu, em praia de Ubatuba. Foto do blog Oubatubano:



Jundu, mata de jundu ou yundu é uma mata de baixa estatura formada por gramíneas rasteiras até arbustos de 2,00 m de altura, que compõe a mata de restinga. É formada por plantas comestíveis, ornamentais, floríferas, frutíferas e medicinais, sendo todas com raízes profundas que seguram totalmente os grãos de areia na beira da praia. Assim, o jundu é uma vegetação litorânea, que cresce em áreas não alagadas nem salinas, adaptada às marés altas e baixas, sendo uma barreira natural de contenção do mar. É uma vegetação de proteção da biodiversidade da zona costeira.

 Morrinhos de areia protegidos pelo Jundu:


"Era no jundu que o caiçara construía seu ranchinho, para abrigo de suas canoas, suas redes e materiais de pesca. Não existe praia sem jundu ou, pelo menos, não existia." (http://oubatubano.blogspot.com.br/2011/08/meio-ambienteo-jundu-nas-praias-de.html)

Com a expansão imobiliária na orla das praias, é um bioma em alto risco de extinção, infelizmente. Ainda pode ser observado em locais isolados, em praias de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Peruíbe. Os pescadores dizem que "praia sem jundu é que nem rosto sem sobrancelhas". 

Jundu em Peruíbe. Foto de Sofia Golfetto Silva, em 10/11/2016:

Aqui em Peruíbe temos muitos trechos da praia com o jundu preservado. É interessante que, quando a empresa de limpeza faz a poda da grama e mato na orla, ela mantém o jundu. Nesse ano que moro aqui já observei esse cuidado nas 3 vezes em que teve o trabalho de limpeza e poda da orla. Isso ocorre também porque o jundu é protegido por Lei Federal e sua eliminação pode levar à prisão de 3 meses a um ano, além do pagamento de multa.

Mesma foto de cima, com zoom:


Hoje, as praias urbanizadas em médio e alto grau, não possuem mais o jundu. Ele foi arrancado e trocado por muretas de contenção, quiosques, casas, prédios, enfim... uma infinidade de coisas que, sob hipótese alguma, substituem a função do jundu: proteger as orlas e o que fica atrás dela. Os montes de areia nos quais o jundu cresce e os mantém, por causa de suas raízes, protegem a subida da maré e a ação dos ventos que, quando batem, não carregam areia para além desses limites. 

É muito interessante percebermos que um "matinho" pode ser tão importante assim. Falo "matinho" porque já ouvi muitas pessoas se referirem ao jundu dessa forma e ainda acham ruim quando precisam pisar nele para acessar a praia. Ou, mesmo aqui, quando a empresa de limpeza os mantém, dizem que o serviço foi mal feito! 

Então, é sempre bom a gente procurar se informar, ler e se manter atentos, especialmente para as coisas da natureza e de sua preservação, pois nossas vidas estão diretamente ligadas à cada matinho, folha, ser vivo, árvore, etc... Hoje em dia, com tantas formas de pesquisa, com tanta divulgação de informações, não podemos dizer que "não sabíamos" e nos omitir diante de tantos absurdos que acontecem em "nossos quintais".

Só para ilustrar, quem conhece a praia de Itamambuca, em Ubatuba, com certeza teve que andar no meio do jundu para acessar a praia. É simplesmente lindo!!! Ah.. e lá em Ubatuba, tem um movimento de preservação do jundu, cujo blog mencionado acima explica.




















Fontes: wikipedia, uol, site do meio-ambiente do ESP e o blog de Ubatuba.

Boa semana com feriado para todos. Aqui tá frio e chovendo. Acho que é a despedida do friozinho para a chegada do calorão...rsrs

Até o próximo post, paz e prosperidade!

Namastê.


Sofia Golfetto Silva
Consultora em organização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!